Foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro Portão no dia 25 de outubro a palestra preventiva com as crianças do Núcleo de Formação Indicador com a temática “Trabalho Infantil”, fazendo com que se promova o resgate à infância.

Sobre a importância do tema ser abordado, a Assistente Social do Núcleo de Formação Indicador, Jeoline Fernanda de Góis Teixeira, explica que a relevância se dá na prevenção pelo fato da prevalência de desinformação quanto à temática. “É importante para elas se protegerem e conseguirem identificar quando estão dentro do trabalho infantil e quando elas estão dentro de um processo educativo”, explica.

Segundo o relatório Medir o Progresso na Luta contra o Trabalho Infantil realizado pela Organização internacional do Trabalho (OIT) apontando estimativas e tendências mundiais de 2000 a 2012, atualmente são 168 milhões de crianças de 05 a 17 anos que se encontram em situação de trabalho no mundo. Como instrumento de luta contra, o documento aponta a legislação nacional em “consonância com as normas internacionais sobre o trabalho – constitui uma base fundamental para todas as ações subsequentes e, de um modo particular, para a definição do que se entende por trabalho infantil a ser eliminado,18 e para servir de base aos esforços de recolha de informações estatísticas sobre o trabalho infantil. Acima de tudo, deve ser legislação que defina os direitos e as responsabilidades específicos”.

Confira a explicação da Assistente Social Jeoline Fernanda na íntegra:

Denúncias sobre trabalho infantil no em Curitiba podem ser realizadas pela Central da Prefeitura Municipal de Curitiba pelo 156; Ministério Público do Trabalho: (41)3304-9000; Superintendência Regional do Trabalho: (41)3901-7550; Juizado da Infância e Adolescência: (41)3222-7561; Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS ou Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente de Curitiba.

<iframe width="854" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/xYKCzm26Tkg" frameborder="0" gesture="media" allow="encrypted-media" allowfullscreen></iframe>